
Um desses medos é o de que o coronavírus se espalhe mais do que a capacidade do sistema de saúde, ao ponto em que não dê para cuidar de todo mundo
Alguns profissionais precisam atuar na linha de frente - Foto: Pixabay
Para que a maioria fique bem, em meio à pandemia, do novo coronavírus, alguns profissionais precisam se dedicar ainda mais às suas funções.
Para homenagear essas pessoas, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, o TV Jornal Meio Dia começou a exibir, nesta quarta-feira (15), uma série de depoimentos, chamada "Gente que cuida".
O primeiro relato é do enfermeiro, técnico de enfermagem e professor universitário, André Gustavo. Ele tem 18 anos de profissão e trabalha no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
André Gustavo enumerou os maiores medos dos profissionais de saúde, no cenário atual. O primeiro é perder colegas de trabalho, em contato com o coronavírus. O segundo é passar a doença para os entes queridos.
E o terceiro e maior medo do profissional é chegar um momento em que o fluxo de pacientes seja tão grande, que ele precise escolher quem vai salvar, por causa da falta de pessoal e de recursos para cuidar de todos, se a doença se disseminar mais do que a capacidade do sistema de saúde.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
Germano Coelho morreu na casa dele, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife
Recife terá 67 vagas para o processo seletivo
As medidas valem para locais onde ainda há aglomerações na cidade, como supermercados, bancos e lotéricas