PANDEMIA

Com escolas fechadas por causa do coronavírus, motoristas de transporte escolar perdem renda e querem ajuda

Muitos condutores foram afetados e perderam até 80% da renda mensal

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/05/2020 às 15:15
Reprodução/Blog de Jamildo
FOTO: Reprodução/Blog de Jamildo

Por conta da pandemia do novo coronavírus, várias profissões foram afetadas pelas medidas restritivas do Governo de Pernambuco para evitar propagação da covid-19. Com as escolas fechadas, motoristas que fazem o transporte dos alunos relatam que estão sem dinheiro para pagar as contas e manter as famílias. É o caso de Henrique Silva, que em abril viu a receitar cair em 80% e com a prorrogamento do decreto estadual não sabe como vai conseguir se sustentar este mês.

Ao todo, cerca dos 600 motoristas de transporte escolar que atuam no Recife vivem essa realidade atualmente. Segundo a presidente da Associação dos Motoristas de Transporte Escolar da capital, Antonieta Marques, a classe está aberta a negociação de descontos com os pais de alunos. Além disso, ela reivindica uma ajuda por parte do governo.

De acordo com a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, esclarece que é preciso que os pais dos alunos observem as cláusulas do contrato antes de suspender ou até desistir do serviço. Ela ainda orienta que o melhor caminho é a negociação com a empresa ou o motorista contratado.

Mensalidades

Enquanto muitos pais não pagam as mensalidades durante o período da pandemia, também há exemplos de pessoas que mesmo não utilizando o serviço fazem questão de continuar pagando. É o caso da engenheira eletricista, Aline Passos, que paga o transporte escolar para o filho de 17 anos.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (04), 220 novos casos de Covid-19, em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 126 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 94 são casos leves. Agora, o Estado totaliza 8.863 casos já confirmados de coronavírus, sendo 5.470 graves e 3.393 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 39 novos óbitos, totalizando 691.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS