
Segundo a Secretaria de Defesa Social, duas mortes de militares vítimas da doença já foram confirmadas
Ao todo, 72 casos de servidores já foram confirmados com a doença - Foto: Day Santos/TV Jornal
Já passa de 70 o número de profissionais das Forças de Segurança de Pernambuco infectados com o novo coronavírus, até esta segunda-feira (04). De acordo com a Secretaria de Defesa Social, ao todo, 72 casos de servidores já foram confirmados com a doença. Desses, 38 são agentes da Polícia Militar, 15 do Corpo de Bombeiros, 13 da Polícia Civil e seis da Polícia Científica.
Ainda segundo a Secretaria, um policial militar e um bombeiro não resistiram e morreram vítimas da doença. O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, garante que, apesar do número de casos, e das duas mortes, os profissionais têm acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que outras medidas preventivas já estão sendo tomadas.
No Hospital da Polícia Militar, no bairro do Derby, uma estrutura foi montada para atender pacientes com casos graves da covid-19. O governo destinou R$ 760 mil para a abertura de pelo menos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 monitores multiparamétricos básicos e doze ventiladores pulmonares. A unidade acolhe policiais e bombeiros militares.
Nesta terça-feira (05), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, 462 novos casos de coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 271 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 191 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 9.325 casos já confirmados, sendo 5.741 graves e 3.584 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 58 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 749 mortes pela Covid-19.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Trabalho é feito pelo Instituto para a Investigação Biotecnológica
Trabalho é feito pelo Instituto para a Investigação Biotecnológica
Devido a quantidade de casos e mortes pela covid-19, a capital terá as condições de isolamento social ampliadas