NOTÍCIA BOA

Primeiro paciente diagnosticado no Recife com coronavírus recebe alta

O engenheiro de 72 anos passou 61 dias internado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/05/2020 às 13:52
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em meio ao caos causado pela pandemia do novo coronavírus, uma boa notícia: o primeiro paciente diagnosticado com a doença no Recife recebeu alta nessa terça-feira (05). Sob aplausos e muito emocionado, o engenheiro Sylvio Romero Cavalcanti, de 72 anos, deixou o Hospital Português, localizado na Área Central, após 61 dias de internação. O idoso, que é hipertenso, chegou a passar 31 dias em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O engenheiro e a esposa passaram férias no Egito e na Itália, no final do mês de fevereiro. Após voltarem ao Brasil, começaram a sentir os sintomas da doença e foram internados. A esposa e a sogra de Sylvio também ficaram doentes, mas também já se recuperaram.

Em casa, o engenheiro falou sobre os momentos difíceis que passou no hospital e considera a recuperação como um verdadeiro milagre.

"É uma sensação horrível. Você acorda sem voz, sem ar, não pode falar. Tive uma segunda chance de vida. Próximo ano, vou comemorar duas datas, a do meu aniversário e a data em que sai do hospital", afirmou Romero.

>>Vídeo: Paciente curado do coronavírus recebe alta e é aplaudido por médicos em Petrolina

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (06), 556 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 232 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 324 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 9.881 casos já confirmados, sendo 5.973 graves e 3.908 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 54 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 803 mortes pela Covid-19.

Ainda segundo a SES-PE, 1.370 pacientes já estão recuperados da doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS