Prevenção

Coronavírus: você sabe o que é lockdown? Governo analisa possibilidade

Um boato de que Pernambuco começaria lockdown na próxima segunda-feira (11) foi desmentido. Lockdown é forma de prevenção ao coronavírus

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 07/05/2020 às 11:00
Leo Motta/ JC Imagem
FOTO: Leo Motta/ JC Imagem

O lockdown é uma medida que já vinha sendo tomada em países que passavam pelo ápice da contaminação com o coronavírus. O termo, em inglês, passou a ser mais ouvido com frequência nas últimas semanas. Lockdown, em uma tradução literal, significa confinamento ou fechamento total.

Confira

Nada mais é do que um distanciamento social mais drástico. No brasil, o estado do Maranhão foi o primeiro a decretar o bloqueio total. A medida já foi implementada em 4 municípios da Região Metropolitana de São Luís e deve durar 10 dias. Lá, os moradores só podem sair de casa para comprar comida ou medicamentos.

Já os trabalhadores que podem continuar circulando são os de serviços essenciais, e eles precisam portar uma declaração da empresa em que trabalham.

>> Pernambuco nega fechamento de serviços essenciais, mas admite maior rigor nas medidas contra o coronavírus

>> Pernambuco avalia lockdown até o fim de semana; entenda a diferença dessa medida para quarentena e isolamento

Balanço em Pernambuco

Hoje, Pernambuco tem 9.881 casos confirmados de covid-19 e 803 mortos pela doença. Uma taxa de mortalidade de 8,1%. De acordo com o Instituto de Redução de Riscos e Desastres, o Estado precisa intensificar o isolamento social, porque tem passado pelo pico de contaminação com o coronavírus. O lockdown seria a única opção para diminuir o número de mortes.

Boatos circularam nas redes sociais dizendo que o lockdown de Pernambuco começaria na segunda-feira (11). Em nota, o Governo de Pernambuco desmentiu o início do fechamento total, mas, em coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (6), o secretário estadual de Saúde, André Longo, admitiu que poderá adotar medidas mais rigorosas para garantir o isolamento social.

Segundo o Longo, é muito difícil implementar o lockdown sem o apoio do Governo Federal, apesar de não haver dependência. A possibilidade está sendo estudada e, caso aconteça, será anunciado de forma ampla e preservando serviços essenciais.

>> Hospital de Câncer precisa de ajuda para continuar atendendo pacientes
>> Mulher faz apelo por doação de sangue; veja como e onde doar
>> Menina de 3 anos com leucemia precisa de doação de sangue
>> Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio realiza campanha de arrecadação de máscaras para moradores de rua
>> Coronavírus: Profissionais de saúde do Recife criam campanha para arrecadação de doações
>> Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus
>> Pandemia do coronavírus: Lar do Neném pede doações para se manter

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Hemope tem estoques baixos por causa do coronavírus e convoca doadores
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hemope faz esquema para doações de sangue na pandemia do coronavírus
>> Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
>> Veja como ajudar e onde procurar ajuda neste cenário de coronavírus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

+VÍDEOS