ALERTA

Golpe do Dia das Mães no WhatsApp: veja como se prevenir

A Polícia Federal informa os cuidados que você deve ter para evitar cair em golpes

Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

A Polícia Federal alerta para um novo golpe no WhatsApp, que promete um kit de perfumes usando falsamente o nome de uma grande empresa de cosméticos, em virtude do Dia das Mães.

O link, que está sendo enviado para as contas do WhatsApp e Facebook, começou a circular no início dessa semana, logo após a divulgação das campanhas de empresas para o Dia das Mães.

>> Polícia Federal alerta para novo golpe que promete 500 mil cestas básicas

>> Golpe do auxílio de R$ 600 no WhatsApp: PF alerta para cuidados

Como funciona?

Depois de a vítima ter respondido as três perguntas, aparece uma mensagem informando que a pessoa ganhou um kit totalmente grátis e, para ter confirmado o prêmio, basta apenas *compartilhar o link malicioso com todos os seus amigos e contatos do WhatsApp*.

A promessa é que a pessoa receberia, depois disso, um código de 6 dígitos para retirar o prêmio, em qualquer loja da empresa. Para dar veracidade à mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já ganharam os supostos kits.

Ao clicar em "avançar", no link falso, surge uma barra de preenchimento a partir da qual, se for finalizado o cadsatro, o celular ou computador das pessoas são infectados com programas maliciosos, que capturam informações pessoais, como fotos, vídeos, mensagens e senhas.

O código que a pessoa recebe é a senha de confirmação de segurança do WhatsApp que, se for repassada, permite a clonagem da conta da vítima para aplicar golpes em todos os contatos da agenda telefônica e ter acesso a todas informações contidas no aplicativo (fotos, vídeos, mensagens).

Situações de golpes

É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira, como FGTS, 13º salário, PIS ou até situações que envolvam calamidades para criar e aplicar golpes financeiros, com temáticas personalizadas para enganar as pessoas.

Orientações da PF

COMO SE PROTEGER:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

4. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a empresa de cosméticos já esclareceu e alertou que são falsas as informações do link acerca da distribuição gratuita de kit de beleza para o dia das mães

5. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp, tais como: senha de bancos, cartão de crédito e do benefício do INSS. dentre outros.

6. Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da páginaisso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.

7. Links que levem direito ao cadastro tem que haver o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;

8. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma consulta presencial, bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde e realizar assaltos.

9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

+VÍDEOS