
O Hemope ressalta que é possível seguir doando sangue, mesmo durante a quarentena, por causa do novo coronavírus (covid-19)
Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação nos bancos de sangue como uma ação preventiva em todo o Brasil - Foto: Jailton Junior/JC Imagem
Neste período de quarentena em Pernambuco, que teve início no último sábado (16) e se estenderá até o próximo dia 31, o Hemope reforça que doadores de sangue podem seguir contribuindo, por meio do agendamento.
Para agendar uma doação, é só ligar para o Disk Doação, no número 0800-081-1535.
"No período de 15 a 31/05, quem agendar a doação de sangue no disk doação receberá uma mensagem, via SMS, possibilitando o doador de passar pelo decreto da quarentena do Covid-19 (respeitando o rodízio das placas de carro)", explicou a presidente do Hemope, Gessyanne Paulino.
O agendamento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já o funcionamento do Hemope continua o mesmo: de segunda a sábado das 7h15 às 18h30.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
Embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização para evitar a disseminação do coronavírus, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos de limpeza
Começaram a valer as medidas restritivas de circulação de pessoas nas ruas e no transporte público do Recife e mais quatro cidades da Região Metropolitana. Passageiros também deverão ter documentos que comprovem que são profissionais essenciais
Confira quem recebe o auxílio de R$ 600 nesta segunda-feira (18). Movimentação pela poupança digital tem calendário antecipado