CORONAVÍRUS

Quarentena rígida no Grande Recife começa sendo desrespeitada

TV Jornal circulou por ruas de Olinda e do Recife no primeiro dia útil da quarentena mais rígida

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 18/05/2020 às 11:50
Wellington Lima / JC Imagem
FOTO: Wellington Lima / JC Imagem

Nesta segunda-feira (18), primeiro dia útil das regras da quarentena mais rígidas em cinco cidades da Região Metropolitana, a TV Jornal circulou por ruas de Olinda e do Recife e encontrou pessoas quebrando o isolamento social. As novas regras seguem até o dia 31 de maio e começaram a valer no último sábado (16), após decreto do governador Paulo Câmara, tornando obrigatório o uso de máscara, implementando o rodízio de veículos e os bloqueios no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

No bairro de Caixa D'Água, em Olinda, os moradores amanheceram circulando pelas ruas. Nas calçadas, trabalhadores de serviços não essenciais foram orientados pelas equipes da prefeitura sobre as novas regras do decreto. A equipe presenciou um loja de cosméticos que estava funcionando normalmente ser obrigada a fechar as portas. No trânsito, também aconteceram fiscalizações.Na frente dos supermercados, funcionários controlavam a fila de clientes, pediam a distância entre eles e permitiam apenas a entrada de uma pessoa da família por vez.

Em Beberibe, na Zona Norte do Recife, também havia movimentação. A maioria das pessoas nas ruas usava máscara, algumas de maneira errada e outras insistiam em sair de casa sem a proteção mesmo sabendo que o uso da peça é obrigatório.

Já no município de Jaboatão dos Guararapes, a população começou a se adequar ao decreto. Apesar da grande movimentação, o que se viu foi que boa parte das pessoas estão mais conscientes.

Autuações no fim de semana

O primeiro fim de semana do novo decreto foi de muito trabalho para os fiscais da Prefeitura do Recife. Apenas no sábado, 10 estabelecimentos comerciais foram notificados e três fechados por falta de alvará e descumprimento das novas regras.

Na comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, um ambulante foi abordado por policiais por tentar comercializar produtos no local. Ele teve de recolher todo o material. A reportagem flagrou muitos moradores sem máscara.

Em Casa Amarela, o domingo foi de pouco movimento. A TV Jornal encontrou abertas apenas as lojas de serviços essenciais. Na entrada da feira, fiscais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano higienizavam as mãos dos poucos clientes que entravam no local. Uma loja de cosméticos foi encontrada no bairro de Peixinhos, em Olinda, com clientes dentro.

Veja como funciona o decreto

Entre os dias 16 e 31 de maio, o rodízio de veículos vai separar as placas terminadas em números pares (circulam nos dias pares) ou ímpares (circulam nos dia ímpares), além da implantação de pontos de controles móveis entre os cinco municípios. Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas que desobedecerem à regra, num primeiro momento, serão orientados a voltar para casa. Se insistirem, terão veículo apreendido. Se a desobediência continuar por parte do condutor, as forças policiais poderão ser empregadas, com condução do motorista a uma delegacia. Só poderão circular veículos com até três pessoas, incluindo o motorista, com exceção de socorro médico, por exemplo.

As exceções, ou seja, quem tem livre circulação, são os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um). A fiscalização será feita em blitz.

Veja categorias/serviços cujos veículos estão isentos do rodízio

Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - Artes JC

Circulação de pessoas

Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. É recomendado às pessoas que precisam sair de casa, que se dirijam a estabelecimentos próximos a suas residências. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.

+VÍDEOS