Movimentação

Apesar da quarentena, moradores circulam pelas ruas de Camaragibe

Camaragibe é um dos cinco municípios de Pernambuco onde estão valendo regras de endurecimento da quarentena até o próximo dia 31

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 21/05/2020 às 11:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A manhã desta quinta-feira (21) foi de movimento constante de veículos e pedestre no município de Camaragibe, no Grande Recife. No centro comercial, a equipe de reportagem da TV Jornal encontrou moradores circulando de máscara pelas ruas. Na Avenida Elisa Cabral, uma motocicleta com uma caixa de som orientava a população a ficar em casa e funcionários da Secretaria de Controle Urbano faziam a fiscalização.

Camaragibe é um dos cinco municípios de Pernambuco onde estão valendo regras determinadas pelo Governo Estadual de endurecimento da quarentena até o próximo dia 31. A medida restringe a circulação de pessoas e veículos na cidade com o objetivo e conter o avanço da transmissão do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, até essa quarta-feira (20), a cidade registrou 43 mortes e quase 400 pessoas infectadas.

Veja como funciona o decreto

Entre os dias 16 e 31 de maio, o rodízio de veículos vai separar as placas terminadas em números pares (circulam nos dias pares) ou ímpares (circulam nos dia ímpares), além da implantação de pontos de controles móveis entre os cinco municípios. Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas que desobedecerem à regra, num primeiro momento, serão orientados a voltar para casa. Se insistirem, terão veículo apreendido. Se a desobediência continuar por parte do condutor, as forças policiais poderão ser empregadas, com condução do motorista a uma delegacia. Só poderão circular veículos com até três pessoas, incluindo o motorista, com exceção de socorro médico, por exemplo.

As exceções, ou seja, quem tem livre circulação, são os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um). A fiscalização será feita em blitz.

Veja categorias/serviços cujos veículos estão isentos do rodízio

Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - Artes JC

Circulação de pessoas

Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. É recomendado às pessoas que precisam sair de casa, que se dirijam a estabelecimentos próximos a suas residências. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.

+VÍDEOS