
Uma pesquisa revelou que o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) no Recife é quatro vezes maior do que mostram os números oficiais
Cerca de 52 mil pessoas já teriam sido infectadas com o novo coronavírus (covid-19) no Recife - Foto: Pixabay
Uma pesquisa feita pelo Ibope, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, revelou que o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19) no Recife é quatro vezes maior do que mostram os números oficiais.
Os pesquisadores identificaram proporcionalmente um maior número de pessoas com anticorpos nas amostras colhidas na capital pernambucana, do que em São Paulo, o que sugere um maior quadro de subnotificação entre os recifenses.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 21 de maio e envolveu cerca de 25 mil pessoas de 133 municípios, de todos os estados o país. Nela, Recife aparece entre as duas capitais do Nordeste com mais casos subnotificados.
Os pesquisadores fizeram testes rápidos para a covid-19, nos 240 entrevistados da capital pernambucana. Baseado nesses dados, 3,2% da população do Recife já teria sido infectada pelo novo coronavírus, o que equivale a cerca de 52 mil pessoas. Quatro vezes mais do que os números oficiais da prefeitura, até essa terça-feira (26).
No levantamento, Recife aparece entre as 10 capitais do país com maior incidência de casos subnotificados. À frente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há um número maior de casos do novo coronavírus.
A pesquisa também aponta que, apesar de Pernambuco ter um dos melhores índices de distanciamento social do país, é um dos estados que menos faz testes para a doença, aumentando o número de subnotificações.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
O projeto 'Vejo Você Daqui' tem uma página no Instagram. Ele foi criado para arrecadar doações aos necessitados, durante a pandemia do coronavírus (covid-19)
Durante isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), pode haver aumento na violência doméstica e familiar contra as mulheres.
As tradicionais fogueiras que são acesas no período de São João podem abrir as portas para diversas infecções, inclusive para o coronavírus