Coronavírus

Comércio atacadista e construção civil já têm data para reabertura em Pernambuco

Governo inicia o plano de retomada dos setores da economia de Pernambuco

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 02/06/2020 às 13:15
Wellington Lima - JC Imagem
FOTO: Wellington Lima - JC Imagem

Com o fim do lockdown em cinco municípios do Grande Recife, o Governo de Pernambuco inicia o plano de retomada dos setores da economia do Estado. Nesta terça-feira (02), as lojas de material de construção foram as primeiras a reiniciarem o atendimento presencial. O próximo passo, previsto para acontecer na próxima segunda-feira (08), será no setor da construção civil e nas lojas que vendem produtos em grande quantidade. Atualmente, Pernambuco totaliza 35.508 casos e 2.933 mortes em decorrência do coronavírus.

Comércio atacadista

A partir do dia 8, o comércio atacadista vai poder fazer a reabertura apenas para vender a mercadoria para pessoas jurídicas. Ou seja, as lojas que funcionam no esquema do atacarejo só estarão autorizadas a vender para empresas. O estabelecimento que for flagrado desrespeitando as regras será multado e, dependendo da gravidade da irregularidade, pode ter o alvará de funcionamento suspenso. Os estabelecimentos só vão poder funcionar das 9h da manhã até às 6h da tarde e devem seguir protocolos de segurança.

Construção Civil

Outro setor importante que volta a funcionar gradualmente a partir do dia 8 é o da construção civil. Paradas desde março, as obras podem retornar com 50% dos funcionários e com horário alterado. O serviço será das 9h da manhã até às 6h da tarde. para o presidente do sindicato da indústria da construção civil essas regras desagradaram o setor.

Para Érico Furtado Filho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon), os impactos da paralisação da construção civil em Pernambuco são muitos e demissões serão inevitáveis.

+VÍDEOS