ABRE E FECHA

Corpus Christi é celebrado nesta quinta. Afinal, é feriado ou não é?

Veja o que funciona no Estado na data

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/06/2020 às 12:15
Felipe Ribeiro / Jc Imagens
FOTO: Felipe Ribeiro / Jc Imagens

Nesta quinta-feira (11), é feriado nacional de Corpus Christi. Devido a celebração, o Governo de Pernambuco definiu que as repartições públicas e entidades de administração direta ou indireta terão ponto facultativo - com exceção dos serviços considerados indispensáveis, a juízo do chefe de cada órgão. Com isso, confira o que abre e fecha no Estado na data.

>>Confira as atividades que voltam a funcionar nos próximos dias em Pernambuco e a previsão dos outros setores

Bancos

Os bancos não abrirão em todo o país na próxima quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, mesmo nos municípios que anteciparam o feriado, em virtude do combate à pandemia de covid-19.

Desta forma, as agências permanecerão fechadas, sem atividades nos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de Custódia (Selic) e taxas de câmbio.

Com as agências bancárias fechadas no dia 11, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências.

Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já ocorre em feriados bancários.

>> Auxílio emergencial: Corpus Christi pausa saques nesta quinta (11)

Escolas particulares

As escolar particulares deverão fechar, de acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe).

"Por nossa convenção de trabalho com as categorias profissionais que atuam em nossas escolas, é feriado. Orientamos cumprir o que está lá estabelecido, mesmo num quadro de excepcionalidade", informou o presidente José Ricardo Diniz.

Comércio de rua

As atividades comerciais na capital pernambucana vão abrir normalmente, informou a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife).

Shoppings

RioMar

Funcionamento normal no RioMar Shopping. O centro de compras continua de portas fechadas, mas operando através do drive-thru. A quinta-feira marca a ampliação do horário do serviço: passará a abrir duas horas mais cedo, às 10h, e fechará às 18h.

Paulista NorthWay

O mall seguirá com o serviço de drive-thru das 12h às 18h. O único serviço que será interrompido é o da Caixa Econômica Federal.

Patteo Olinda

O horário de funcionamento será normal, no esquema de coleta. Para produtos de alimentação, a entrega presencial é das 11h às 22h. Já a retirada de itens de lojas é das 11h às 18h.

Plaza Shopping

O ponto de coleta do estará funcionando normalmente das 12h às 18h para retirada de compras feitas na Vitrine Online. O shopping continua fechado para recepção e circulação de público.

Shopping Tacaruna

O ponto de coleta do Tacaruna vai operar das 12h às 18h, também para compras realizadas na Vitrine Virtual.

Olinda

Alguns serviços terão alteração nas operações. Praias e parques da cidade permanecem fechados, por determinação do decreto estadual nº. 49.055.

Saúde

Funcionarão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; o Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA); e o Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo.

Lixo

O sistema de coleta de lixo vai operar com o regime semelhante ao praticado aos domingos, com a limpeza dos principais corredores de Olinda.

Mercados e feiras

Mercados e feiras livres de Olinda funcionarão das 6h às 12h.

Paulista

A Prefeitura de Paulista terá ponto facultativo, mas os serviços essenciais serão mantidos

Jaboatão dos Guararapes

O município também decretou ponto facultativo. Serviços essenciais e atividades ligadas ao combate ao coronavírus continuarão em funcionamento.

+VÍDEOS