Reabertura

Governo de Pernambuco vai discutir reabertura dos templos religiosos próxima semana

A Câmara Municipal do Recife aprovou requerimento que pede a reabertura das instituições religiosas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/06/2020 às 12:20
Marcelo Aprígio/JC
FOTO: Marcelo Aprígio/JC

O Governo de Pernambuco só irá se pronunciar sobre a reabertura das instituições religiosas semana que vem. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (10), após ser aprovado na Câmara Municipal do Recife o requerimento de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que pede a reabertura das instituições religiosas após a vigência do decreto estadual de 11 de maio, quando foram intensificadas as medidas restritivas voltadas à contenção da curva de disseminação do coronavírus.

Saudade

Por conta da pandemia, as missas são celebradas apenas pela internet através das redes sociais. O padre Irmael Vieira confessa que anda com saudade de celebrar a missa com o público presente. Ele afirma também que aguarda uma posição da igreja para abrir as portas do templo novamente.

Preparo

Ao contrário da Igreja Católica, outras religiões já começam a se preparar para a volta dos fiéis após o período do isolamento social, mesmo ainda não tendo uma data estabelecida pelo governo do Estado.

Convenção Batista de Pernambuco entrega ao Governo protocolo para reabertura de igrejas

Composta por mais de 800 igrejas a Convenção Batista de Pernambuco está preocupada com a reabertura das instituições religiosas. Intermediados pelo Deputado Joel da Harpa, o presidente da Convenção, Pastor Alberto Freitas, e o vice – presidente, Pastor Israel Guerra, estiveram na tarde dessa terça-feira (9), no Palácio do Governo, em reunião na Casa Civil. Eles realizaram a entrega de um plano de retomada gradual.

O documento foi elaborado com o apoio de uma PHD em Infectologia. Na reunião com a Casa Civil, ficou definido que o mesmo será enviado ao Gabinete de Crise de enfrentamento a Covid 19 , tendo em vista a sua importância. Na ocasião, Joel lembrou que igrejas ainda não estão inclusas no plano retomada do Governo e que isso tem causado um certo desconforto.

OAB não solicitou ainda nenhum documento para reabertura gradual das instituições religiosas

De acordo com a assessoria, a OAB-PE não redigiu nenhum documento solicitando reabertura gradual das instituições religiosas; tampouco enviou ao governador. "Em reunião com a bancada religiosa, o presidente da nossa comissão, Jonas Moreno, apenas prestou esclarecimentos jurídicos na redação do texto que a bancada enviaria ao Governador Paulo Câmara com essas solicitações. Reafirmo: a OAB Pernambuco não tomou posição oficial alguma sobre esta reabertura."

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS