Reabertura

Escolas particulares de Pernambuco se preparam para volta às aulas presencial

Um protocolo já foi elaborado pelo sindicato dos donos das escolas. Veja as medidas apresentadas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/06/2020 às 10:55
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Há quase três meses sem receber os alunos por conta da pandemia do novo coronavírus, várias escolas particulares de Pernambuco já se preparam para a volta às aulas de maneira presencial. Porém, ainda não há uma data definida para o retorno. Devido a isso, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado elaborou um documento, que é um plano de retomada das aulas com uma série de orientações de prevenção a covid-19 e deve ser enviado ao governo estadual.

>>Reabertura do varejo de rua: Confira as regras e como ficam as lojas

>>Shoppings do Grande Recife se preparam para receber público

Ações como instalação de pias, depósitos de álcool em gel estão apresentadas no protocolo. Em uma escola particular, em Olinda, as aulas estão acontecendo pela internet. Os alunos participam em salas virtuais desde o dia 4 de maio, assim que as férias terminaram.

De acordo com a direção da escola, a ideia é que nesse primeiro momento apenas os alunos do Infantil e do Ensino Médio retornem a sala de aula. Mas, ainda assim, divididos por grupos em dias alternados, como por exemplo: segundas, quartas e sextas uma turma e nas terças, quintas e sábados outra turma.

>>Procon-PE notifica instituições de ensino que não estão negociando mensalidades

>>Pais mantém mensalidades escolares, mas pedem acordo em tempos de coronavírus

>>Após quase dois meses de serviços interrompidos, construção civil retoma atividades em Pernambuco

>>Coronavírus: Veja o cronograma completo do retorno das atividades não essenciais em Pernambuco

Shoppings também se preparam para receber público

Enquanto não há uma definição sobre a reabertura dos shoppings centers em Pernambuco, os centros de compras adotam várias medidas de segurança para prevenir o contágio do novo coronavírus com a retomada das atividades. No RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, as mudanças começam logo na entrada. Um sensor libera o cartão do estacionamento sem o toque no botão. As marcações de filas estão em todas as entradas do estabelecimento comercial que contam também com tapetes para higienização dos sapatos.

Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética voltam a funcionar

Depois de quase 90 dias de portas fechadas, o comércio dos bairros, salões de beleza, barbearias e clínicas de estética voltaram a funcionar nesta segunda-feira (15). As lojas de varejo de até 200 metros quadrados também reabriram as portas. Contudo, o atendimento aos clientes deve seguir normas específicas e cumprir as regras estabelecidas pelo Governo de Pernambuco para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

>>Governo de Pernambuco vai discutir reabertura dos templos religiosos próxima semana

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS