Reabertura

Pernambuco anuncia antecipação de reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Shwambach, falou em coletiva sobre a antecipação da reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/06/2020 às 12:15
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Após detalhar em coletiva de imprensa online nessa quarta-feira (17), as áreas da economia que serão reabertas na próxima semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Shwambach, também anunciou a antecipação em uma fase de reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes, que estava prevista para a 7º fase. De acordo com o secretário, ainda não há uma data para os estabelecimentos voltaram a funcionar. Confira no vídeo abaixo:

>>Escolas particulares de Pernambuco se preparam para volta às aulas presencial

>>Veja como será retomada das atividades dos shoppings do Grande Recife

Shoppings volta a funcionar na próxima segunda (22)

Depois de 93 dias de portas fechadas, a partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers do Grande Recife vão reabrir para receber o público das 12h às 20h. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, graças ao controle do número de infectados pelo novo coronavírus foi possível avançar no plano de reabertura das atividades econômicas, porém com regras.

Governo de Pernambuco divulga data de liberação de templos religiosos

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (17), a reabertura gradual, a partir da próxima segunda-feira (22/06), das igrejas e templos religiosos em Pernambuco. A medida, que integra a quarta fase do Plano de Convivência com a Covid-19, valerá para 99 dos 184 municípios Estado todo.

85 cidades estarão de fora do plano de reabertura

Os 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata (Norte e Sul) que apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva, no entanto, continuarão sob monitoramento e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas por enquanto.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS