Covid-19

Recife flexibiliza regras para estacionamentos e circulação em supermercados do Recife

A medida de flexibilização para estacionamentos e supermercados se deu diante da redução de casos de coronavírus no Recife

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/06/2020 às 12:35
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, informou, durante pronunciamento, a flexibilização das medidas restritivas para supermercados da capital pernambucana. Serão retiradas as restrições de vagas de estacionamento nos supermercados, da quantidade de pessoas por carro e do número de pessoas da mesma família para entrada na loja, a partir da próxima segunda-feira (22). Porém, fica mantido o limite de 50% da capacidade dos supermercados, a obrigatoriedade de álcool em gel na entrada e no caixa, além do distanciamento físico das pessoas nesses estabelecimentos. A medida foi possível em função da queda dos indicadores da pandemia no Recife, que há mais de 30 dias registra diminuição no número de casos do novo coronavírus

“Devido à evolução dos indicadores da pandemia, que estão em queda há mais de 30 dias, vamos retirar a restrição de vagas de estacionamentos nos supermercados e da quantidade de pessoas por carro e para a entrada na loja. Permanecem o limite de 50% da capacidade dos supermercados, o álcool em gel na entrada e nos caixas, e o distanciamento físico das pessoas nesses estabelecimentos comerciais, explicou o prefeito Geraldo Julio.

Medidas de restrição

As medidas de restrição anunciadas no dia 13 de abril determinaram que todos os supermercados observassem a presença de apenas um cliente por família, por atendimento; que fechassem dois terços das vagas de estacionamento e restringissem a capacidade da loja à metade. Agora, só permanecem o limite de 50% de capacidade dos supermercados e a obrigatoriedade da disponibilização de álcool em gel para os clientes dos estabelecimentos comerciais.

>>Reabertura: Governo de Pernambuco divulga data de liberação de templos religiosos

>>Veja como será retomada das atividades dos shoppings do Grande Recife

Kits

Na ocasião, o prefeito também anunciou a 5º entrega de kits para os alunos da Rede Pública de Ensino, com números girando em torno de 400 mil kits de cestas básicas e 500 mil kits de higiene e limpeza. No total, são 5 milhões de quilos de produtos entrega às famílias. Além disso, foram disponibilizados, segundo a Prefeitura, 383 mil kits pedagógicos e de material complementar "para estimular os alunos durante o isolamento social."

Queda de casos

Em entrevista coletiva realizada nessa quarta-feira (17), o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o secretário de Saúde do município, Jailson Correia, afirmaram que a capital pernambucana atingiu a marca de 31 dias de diminuição dos novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Coronavírus em Pernambuco

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 1.180 novos casos do novo coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados, 1.028 (87%) são casos leves e 152 (13%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 48.626 casos confirmados, sendo 17.718 graves e 30.908 leves. Além disso, foram confirmados 48 óbitos ocorridos desde o dia 25 de abril. Com isso, o Estado totaliza 4.057 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS