REABERTURA

Veja como será retomada das atividades dos shoppings do Grande Recife

Por decisão do governo do Estado, os shoppings terão que ser seguir novos protocolos de segurança

Veja como será retomada das atividades dos shoppings do Grande Recife

Shoppings estão preparados para reabertura - Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Depois de 93 dias de portas fechadas, a partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers do Grande Recife vão reabrir para receber o público das 12h às 20h. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, graças ao controle do número de infectados pelo novo coronavírus foi possível avançar no plano de reabertura das atividades econômicas, porém com regras.

De acordo com o Presidente da Associação Pernambucana de Shoppings, Paulo Carneiro, os estabelecimentos vêm se estruturando há algum tempo. Por isso, ele garante que todos estão preparados para a reabertura.

>>Reabertura: Governo de Pernambuco divulga data de liberação de templos religiosos

>>Escolas particulares de Pernambuco se preparam para volta às aulas presencial

>>Após quase 90 dias de portas fechadas, salões de beleza, barbearias e clínicas de estética voltam a funcionar

 

Protocolo

Por determinação do governo do Estado, os shoppings terão que seguir novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. Muito antes do anúncio da data de reabertura, os centros de compras já vinham se preparando para o ‘novo normal’. Além disso, o acesso às áreas comuns dos shoppings deverá ser controlado pela administração estabelecimentos. Além do horário limitado de funcionamento, outra regra que precisa ser cumprida é evitar aglomeração.

Não vão funcionar

Nessa fase da reabertura dos centros de compras não vão funcionar cinema, teatro nem qualquer outro equipamento de diversão.

Praça de Alimentação

A praça de alimentação também ficou de fora nesse momento e vai continuar trabalhando com serviço de delivery e com o drive-thru, para o cliente que optar por buscar a refeição no local. A reabertura da praça é o pleito da vez com o governo do Estado.

Na recepção ao cliente, os shopping terão cancela de estacionamento sem precisar apertar o botão, cartões higienizados, tapetes higienizadores para limpar os sapatos na entrada, totens de álcool em gel e campanhas educativas, porque a parceria com o cliente será importante na nova realidade.

Lojas

As lojas terão que controlar o número de clientes para que só haja uma pessoa em cada 20 metros quadrados de área de circulação. Na prática é o seguinte: numa loja de 200 m² só pode ter dez clientes ao mesmo no seu interior. A equipe de colaboradores não entra nesse cálculo.

85 cidades estarão de fora do plano de reabertura

Os 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata (Norte e Sul) que apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva, no entanto, continuarão sob monitoramento e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas por enquanto. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.