PANDEMIA

Mais de 340 mil pessoas em Pernambuco tiveram sintomas do coronavírus em maio, aponta IBGE

O dado são dos dos primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) por Estados

Mais de 340 mil pessoas em Pernambuco tiveram sintomas do coronavírus em maio, aponta IBGE

Dado representa 3,6% da população pernambucana com sintomas conjugados: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito - Foto: Day Santos/JC Imagem

com informações da repórter Cinthya Leite, do JC Online

Em Pernambuco, durante o pico da pandemia do novo coronavírus no mês de maio, mais de mais de 1,2 milhão de pessoas apresentaram algum sintoma relacionado à síndrome gripal no Estado, o que representa 13,4% da população que reside em território pernambucano. No atual cenário de pandemia, quadros de síndrome gripais levantam suspeita de infecção pelo novo coronavírus. O dado vem dos primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) por Estados, divulgada nessa quarta-feira (24), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assista

O levantamento traz um recorte ainda mais específico: naquele mês, 347 mil pessoas em Pernambuco (3,6% da população) tiveram sintomas conjugados que podem estar associados à covid-19: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito.

>>PCR anuncia desmobilização de leitos de enfermaria criados para pacientes com coronavírus

>>Governo de Pernambuco decreta quarentena e aumenta restrições em Caruaru e Bezerros

>>Em 103 dias, coronavírus chegou a quase todos municípios pernambucanos, aponta estudo

Subnotificação

Os números reforçam a extensão da subnotificação de casos da doença, o que não é uma realidade apenas de Pernambuco. Se levarmos em consideração apenas o dado dos sintomas conjugados (347 mil), observamos que ele é quase 11 vezes maior do que o total de confirmações oficiais de covid-19 até 31 de maio – data em que se totalizava 34.450 casos do novo coronavírus no Estado.

Saiba mais na COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.