COVID-19

Coronavírus: Prefeitura distribui máscaras no Mercado de Casa Amarela

Ação educativa faz parte de campanha constante de conscientização

Coronavírus: Prefeitura distribui máscaras no Mercado de Casa Amarela

Distribuição de máscaras no Mercado de Casa Amarela nesta sexta (26) - Foto: Jailton Júnior / TV Jornal

No primeiro final de semana com a reabertura das praias, parques e praças da cidade do Recife, o que se viu foi muita gente sem a máscara, mesmo com a presença de equipes da prefeitura, da Polícia Militar e guarda municipal que estavam orientando a população.

>>>Confira os detalhes da liberação de praias, ciclofaixas e parques no Grande Recife

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

>>>Coronavírus: Senado aprova uso obrigatório de máscaras em todo País

Por causa disso, a prefeitura decidiu realizar nesta sexta-feira (26), uma ação para distribuir cerca de 100 mil máscaras. O local escolhido foi o Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte da cidade.

 

Campanha de conscientização

De acordo com a prefeitura, essa foi apenas a primeira ação educativa. A partir da próxima segunda-feira (29), equipes da secretaria de saúde da cidade vão estar em locais estratégicos, numa campanha constante de conscientização.

Segundo o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, é importante ressaltar que os que resistem ao uso da máscara é a minoria. Para ele, a grande maioria está firme e consciente da importância de se proteger.

Colocando a máscara de forma correta

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.