
Estudo foi realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Agora, Pernambuco totaliza 59.705 casos já confirmados, sendo 19.638 graves e 40.067 leves - Foto: Filipe Jordão / JC Imagem
Uma pesquisa aponta que, mais de mil mortes poderiam ter sido evitadas em Pernambuco se o isolamento social tivesse atingido o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%. O resultado do estudo foi realizado entre os dias 1 de fevereiro e 18 de maio pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fez uma mapeamento do grau de quarentena alcançado nos estados e a relação com o número de infectados e os óbitos causado pela pandemia do novo coronavírus.
O trabalho, que deverá ser publicado ainda nesta semana, traz um panorama nacional sobre o tema. Para uma das coordenadoras do projeto, a professora Tatiane de Menezes, os decretos estaduais contribuíram diretamente para o aumento do isolamento no mês de março. O estudo será avaliado por ela e por outros professores.
Em Pernambuco, os números são impactantes. Por aqui, a média ficou em 41,5%. Caso tivesse atingido 51%, cerca de 2 mil não seriam contaminadas pelo vírus e quase 400 pessoas não teriam morrido. A professora ainda avaliou caso Pernambuco tivesse alcançado o índice de 70%, recomendado pela OMS.
No Estado de São Paulo, o maior número de casos, o percentual médio de isolamento foi de 40,22%. De acordo com o estudo, se o Estado atingisse 51% de isolamento, mais de 66 mil casos seriam evitados e 2 mil pessoas não perderiam a vida.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Na Praia de Boa Viagem, equipe da TV Jornal flagrou pessoas sem máscara e desrespeitando o decreto do Governo do Estado
Os dados foram confirmados pela SES-PE
Sem sucesso ao chamar a polícia, o próprio dono da casa foi atrás do assaltante