Covid-19

Posto para testagem do coronavírus é instalado no Ceasa

O serviço estará disponível de segunda à sexta das 7h às 15h

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/07/2020 às 10:16
Jailton Júnior/JC IMAGEM
FOTO: Jailton Júnior/JC IMAGEM

Um novo posto de testagem para o novo coronavírus começa a funcionar nesta segunda-feira (6), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste do Recife. De acordo com a secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, serão realizados 250 testes por dia. O serviço ficará à disposição do público por tempo indeterminado.

Antes de fazer o teste, a pessoa preenche um questionário com perguntas como: nome, idade, profissão, sintomas e o mais importante. De acordo com as respostas, é definido, então, o tipo de teste que será realizado. Se o PCR ou o teste rápido. O comerciante Thiago Jorge foi um dos primeiros a fazer o exame.

>>OMS vê primeiros resultados de testes com medicamentos para coronavírus

De acordo com o presidente do Ceasa, Gustavo Melo, por dia passa pelo local cerca de 60 mil pessoas. São clientes, comerciantes, caminhoneiros. É esse público que o Governo do Estado quer testar.

Grupos prioritários?

  • Profissionais sintomáticos de saúde, segurança e sistema prisional;
  • Idosos e os trabalhadores sintomáticos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos;
  • Usuários e profissionais de residências terapêuticas, unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h;
    gestantes no pré-natal;
  • Trabalhadores de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

Estender testagem

Em visita ao espaço, o secretário de Saúde de Pernambuco André Longo falou sobre o plano de estender ainda mais a capacidade de testagem na população.

Serviço

O serviço estará disponível de segunda à sexta das 7h às 15h.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS