
O serviço estará disponível de segunda à sexta das 7h às 15h
Serviço vai funcionar das 7h às 15h - Foto: Jailton Júnior/JC IMAGEM
Um novo posto de testagem para o novo coronavírus começa a funcionar nesta segunda-feira (6), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste do Recife. De acordo com a secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, serão realizados 250 testes por dia. O serviço ficará à disposição do público por tempo indeterminado.
Antes de fazer o teste, a pessoa preenche um questionário com perguntas como: nome, idade, profissão, sintomas e o mais importante. De acordo com as respostas, é definido, então, o tipo de teste que será realizado. Se o PCR ou o teste rápido. O comerciante Thiago Jorge foi um dos primeiros a fazer o exame.
De acordo com o presidente do Ceasa, Gustavo Melo, por dia passa pelo local cerca de 60 mil pessoas. São clientes, comerciantes, caminhoneiros. É esse público que o Governo do Estado quer testar.
Em visita ao espaço, o secretário de Saúde de Pernambuco André Longo falou sobre o plano de estender ainda mais a capacidade de testagem na população.
O serviço estará disponível de segunda à sexta das 7h às 15h.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Sem sucesso ao chamar a polícia, o próprio dono da casa foi atrás do assaltante
Diferentes setores são reativados em determinados municípios
Saiba se você faz parte do público-alvo