PANDEMIA

Após 10 dias de quarentena, Caruaru e Bezerros avançam no Plano de Convivência do Governo de Pernambuco

Os dois municípios entraram em quarentena no dia 26 de junho

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 07/07/2020 às 13:01
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Depois de 10 dias com a quarentena mais rígida em Caruaru e Bezerros, no Agreste do Estado, as dudas cidades já voltaram para a 2º etapa do Plano de Convivência, em que estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais, óticas, drive-thur de shoppings, construção civil com 50% da capacidade e o comércio atacadista. Várias lojas que trabalham com atacado no entorno da Feira da Sulanca por exemplo, diferente da semana passada, abriram as portas nesta terça-feira (7).

Segundo a empresária Júlia Lucena, a situação é difícil, mas essa retomada é de fundamental importância para a manutenção da empresa e dos negócios.

Parado

O comércio varejista ainda está parado, a abertura está na 3º etapa do plano. A expectativa dos empresários em Caruaru é grande para o retorno.

Novas etapas

Em relação a retomada dos outros segmentos da cidade, ainda não há uma certeza. A prefeitura está esperando que Caruaru possa passar para as novas etapas. Mas um plano de retomada foi elaborado pelo município, ouvindo as necessidades de todos os setores. Casa um está sendo analisado de maneira particular de acordo com as dificuldades encontradas.

Em relação a Feira da Sulanca, a estratégia tem sido montada em conjunto com as demais secretarias responsáveis.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS