De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, Itamaracá conta com 125 casos confirmados de coronavírus, 36 em investigação e 10 óbitos. Após a implantação de uma barreira sanitária, esse número está caindo, segundo a prefeitura.
O órgão afirma que houve uma redução de 78% no número de casos e 90% no de mortes causadas pelo novo coronavírus depois do controle de quem entra e sai da ilha.
Para tentar manter a redução do número de casos e preservar a segurança de quem vive em Itamaracá, a prefeitura prorrogou o decreto que se encerraria no último dia 30. A partir de agora, a medida vale até o dia 30 de julho.
Assista na reportagem
Controle
Como forma de prevenção ao novo coronavírus (covid-19), desde o dia 21 de maio é necessário comprovar que mora ou trabalha na Ilha de Itamaracá, no litoral Norte de Pernambuco, para poder ter acesso à região.
Uma barreira sanitária foi instalada no posto policial localizado logo após a Ponte Getúlio Vargas, único acesso terrestre à ilha. O objetivo da medida, estabelecida por meio de decreto, é tentar controlar os casos da covid-19 no local.
Adesivos
Moradores e trabalhadores recebem adesivos com uma permissão para frequentar a região. Quem não comprova a necessidade de entrar na ilha é orientado a retornar.