CORONAVÍRUS

Retomada: turismo apresenta leve melhora em Pernambuco

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a retomada do setor será lenta. 

Divulgação
FOTO: Divulgação

Depois de mais de 100 dias amargando inúmeros prejuízos, o turismo em Pernambuco começa a dar os primeiros passos para a retomada das atividades. Apesar disso, o momento ainda é de muita cautela no setor.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis em Pernambuco (ABIH), nos dois primeiros meses da crise estabelecida pelo novo coronavírus, cerca de 90% dos estabelecimentos do setor no Estado paralisaram as atividades por falta de hóspedes.

Segundo o presidente da ABIH em Pernambuco, Eduardo Cavalcanti, nos últimos dias, o setor apresentou uma leve melhora. Por isso, muitos hotéis voltaram às atividades, apesar do panorama atual ainda ser preocupante. De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a retomada será lenta.

Novo normal

Após 80 dias sem funcionar, uma pousada em Porto de Galinhas reabriu no início deste mês e teve de se adequar ao novo protocolo de segurança devido a pandemia. Equipamentos de proteção individual e higienização constante das áreas comuns fazem parte da nova realidade, algo que segundo Rose Roithler, dona do estabelecimento, vem sendo bem aceito pelos hóspedes.

Aeroporto do Recife

A ausência de turistas também foi sentida no Aeroporto Internacional dos Guararapes, que chegou a apresentar uma queda de 90% nos voos durante o período de crise do novo coronavírus. O resultado também acabou atingindo em cheio o setor das agências de viagem.

+VÍDEOS