LEVANTAMENTO

Auxílio Emergencial: quase 30 mil pessoas receberam benefício de forma irregular em PE

Entre os beneficiados indevidos estão donos de carros de luxo, sócios de empresas, detentos e até pessoas que vivem no exterior

Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A Controladoria Geral da União em Pernambuco (CGU) descobriu que 29.937 mil pessoas receberam o auxílio emergencial indevidamente no estado. Entre os beneficiados indevidos estão donos de carros de luxo, sócios de empresas e até detentos.

O levantamento revelou que, em apenas um mês, os pagamentos irregulares somaram cerca de R$20 milhões. Na teoria, o benefício deveria ser destinado apenas aos desempregados, trabalhadores informais, microempreendedores e autônomos durante o período de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).

Dados de beneficiários indevidos em PE

  • 6.315 proprietários de carros de luxo
  • 811 donos de lanchas e motos aquáticas
  • 4.324 sócios de empresas com mais de 10 empregados
  • 17.500 servidores públicos
  • 200 detentos
  • 750 pessoas que vivem no exterior

Ministério da Cidadania

As irregularidades identificadas no levantamento foram informadas ao Ministério da Cidadania para que haja a suspensão do pagamento e a devolução do dinheiro aos cofres públicos.

Devolução

As pessoas que receberam o auxílio indevidamente devem entrar no site do Ministério da Cidadania para fazer a declaração de devolução do dinheiro. O endereço é cidadania.gov.br

+VÍDEOS