NOSSA SENHORA DO CARMO

Festa de Nossa Senhora do Carmo: veja programação da última semana de celebrações

As transmissões das missas serão feitas através de lives nas redes sociais.

Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Leo Motta/JC Imagem

Pela 1ª vez, em 324 anos de festa, não haverá a tradicional procissão no Dia de Nossa Senhora do Carmo, que ocorre no dia 16 de julho. As mudanças na festa acontecem por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Todas as apresentações culturais vão ocorrer a partir das 21h através do YouTube, Facebook e Instagram. Até a véspera da Festa (15), as Santas Missas serão rezadas às 7h, 10h, 12h e 15h.

Os parques de diversão,a missa campal e a programação cultural da festa não vão mais acontecer na frente da basílica. Tudo será transmitido pela internet. Ao invés da procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo estará em um trono na frente da basílica.

Já às 19h, são rezadas as celebrações do novenário até o próximo dia 14 e no dia 15 de julho, a cerimônia conhecida como vésperas solenes (oração litúrgica e canônica da igreja celebrada após o entardecer. Significa o dia que antecede a festa e é solene pelo motivo de ser celebrada solenemente).

Além disso, haverá limitação em 30% do número de participantes em cada celebração, cerca de 80 pessoas por Missa.

Segunda-feira (13)

  • Dudu do Acordeon

Terça-feira (14)

  • Irah Caldeira

Quarta-feira (15)

  • Padre Damião Silva

Dia da festa

No dia dedicado 16 de julho, as Santas Missas vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Logo em seguida, mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h.

Segundo a Basílica, todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção a covid-19. Os bancos e pisos estão sendo higienizados após cada cerimônia e álcool em gel é oferecido na entrada do Templo. Máscaras são obrigatórias para todas as pessoas que vão entrar na Igreja.

Neste ano o número de celebrações, também foi diminuída. Em 2019 foram realizadas seis cerimônias por dia, em 2020 o número foi reduzido para cinco celebrações diárias.

>>>Reabertura de igrejas: fiéis mantém distanciamento durante missas

Como participar?

Para participar presencialmente das missas, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do WhatsApp com o nome completo e o número do RG para o número 99723-9140.

2020

Em 324 anos de festividades em honra à Flor do Carmelo, como também é conhecida Nossa Senhora do Carmo, esta será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica.A ação visa evitar aglomerações.

Por esse motivo, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho.

O tema da festa neste ano é:"Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos e lema: Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!".

+VÍDEOS