LUTO

Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, aos 89 anos

Severino Cavalcanti morreu no Recife

Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados, aos 89 anos

Severino Cavalcanti morreu aos 89 anos no Recife - Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Agência Brasil

Aos 89 anos, morreu hoje (15), no Recife, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE). A causa da morte não foi divulgada.

O enterro deve ocorrer ainda hoje em sua cidade natal, João Alfredo. Severino foi prefeito desse município e deputado estadual sete vezes e federal por três mandatos.

Em meio a muita polêmica, o ex-deputado renunciou ao último mandato, em setembro de 2005, quando era presidente da Câmara, para escapar de um processo de cassação. 

Considerado um dos líderes do chamado baixo clero, ele foi acusado de cobrar R$ 10 mil por mês do dono de um dos restaurantes da Câmara, em troca da cessão do espaço. À época, episódio ficou conhecido como mensalinho.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou que a morte de Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política do Estado. 

Nota de pesar na íntegra

A morte do ex-deputado Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.