REABERTURA DE PRAIAS

Com banho de mar liberado no Recife, banhistas aproveitam feriado na praia; veja fotos

A praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, estava movimentada no fim da manhã desta quinta-feira (16)

Com banho de mar liberado no Recife, banhistas aproveitam feriado na praia; veja fotos

Banhistas aproveitaram feriado no Recife para matar a saudade da praia - Foto: Sem Crédito

Com a liberação do banho de mar nas praias do Recife, moradores aproveitaram para matar a saudade de tomar um banho de água salgada na praia de Boa Viagem, nesta quinta-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital. 

>>>Banho de mar liberado no Recife: veja o que está permitido e o que segue proibido

As regras para a reabertura das praias foram divulgadas na última terça-feira (14) pela Prefeitura do Recife. No entanto, para ter acesso aos locais, é importante que se obedeça as normas impostas, visando prevenir o alastramento do novo coronavírus.

Confira fotos

Veja o que pode e o que não pode fazer

O que pode

Quem for às praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa a partir desta quinta-feira (16) poderá acessar a faixa de areia e tomar banho de mar, em qualquer horário. Também estão liberadas as atividades físicas individuais e com profissional, como caminhadas e corridas, além do uso de bicicletas. A ciclofaixa de Turismo e Lazer, disponível das 7h às 16h nos domingos e feriados, poderá ser utilizada.

A prefeitura da cidade permitiu a reabertura do comércio na orla. Desta forma, 60 quiosques podem funcionar, das 15h às 20h na quinta, e das 6h às 20h a partir da sexta-feira. Podem ser comercializados água, água de coco, frutas, sucos, açaí e produtos naturais. A Feirinha de artesanato da Pracinha de Boa Viagem estará de volta. Já os dez banheiros públicos poderão ser usados, das 6h às 20h. O uso de máscaras é essencial quando a pessoa não estiver no mar. A prefeitura recomenda que o banhista leve duas máscaras, para substituir quando a pessoa sair da água.

O que não pode

Nas praias do Recife, segue proibido a montagem de barracas, guarda-sóis e aglomerações na faixa de areia, para evitar a transmissão do novo coronavírus entre os banhistas. Desta forma, também é proibido levar cadeiras e coolers para as praias.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.