Reabertura

Academias voltam a funcionar com regras específicas na próxima segunda (20)

Há mais de três meses as academias estavam fechadas por conta da pandemia do coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/07/2020 às 14:00
Pixabay
FOTO: Pixabay

Além dos bares e restaurantes, as academias de ginásticas voltam a funcionar com protocolos específicos de higiene e segurança a partir da próxima segunda-feira (20). Com a volta, a maioria dos espaços precisaram ser readaptar à nova realidade para receber os alunos e professores. As academias estavam de portas fechadas devido a pandemia do novo coronavírus.

Veja todas as regras que devem ser seguidas ao entrar nas academias no vídeo abaixo.

Recomendações

Será necessário que os estabelecimentos sigam as recomendações de saúde contidas no plano de convivência com a covid-19, elaborado pelo Governo do Estado. Muitos espaços já estão tomando os cuidados necessários. Alguns equipamentos tiveram que ser desativados e receberam avisos para aumentar a distância entre os alunos. Nas salas de aula como de Jump, por exemplo, os espaços foram redimensionados.

Usar máscara em academias não prejudica saúde, dizem especialistas

Embora o uso de máscaras seja obrigatório, e elas funcionem como uma barreira à contaminação pelo novo coronavírus, existem dúvidas sobre a possibilidade de causarem danos à saúde das pessoas que estão retornando às academias agora. As academias estavam fechadas para atendimento presencial desde meados de março, quando foi decretado o isolamento social para combate à covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS