Denúncia

Laboratórios de urgência do Recife são transferidos

A denúncia foi recebida por representantes do sindicato dos biomédicos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/07/2020 às 12:40
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Os laboratórios de urgência da Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados, e da Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, vão ser transferidos para a Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. O presidente do Sindicato de Biomedicina de Pernambuco, Andre Silva, recebeu a denúncia, foi até o local e comprovou a situação.

Mães afetadas

A coordenadora do Banco de Leite da maternidade, Tereza Freire, diz que dezenas de mães serão afetadas com o fechamento do laboratório.

Prejuízos

O técnico de laboratório Denison Araújo trabalha há 15 anos no local e falou dos prejuízos para a categoria e principalmente para a população no geral.

Nota da Secretária de Saúde do Recife

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclarece que os exames colhidos na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, passarão a ser processados no laboratório da Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. Os resultados serão entregues através de um sistema informatizado, dentro do tempo previsto pelo Ministério da Saúde (MS). Esta mudança não trará necessidade de deslocamento dos pacientes. A medida acontece em função de reformas para implantação do Centro de Parto Normal da Bandeira Filho, se adequando às políticas de humanização recomendadas pelo MS. A Sesau reforça que a medida não traz riscos de demissão para os servidores. Uma parte dos profissionais será mantida na Bandeira Filho e a outra vai passar a atuar na Barros Lima. A medida não afetará nenhuma outra unidade municipal. Todas as ações da gestão são baseadas em análise de dados e protocolos internacionalmente aceitos e previamente discutidos. Foi feito estudo técnico detalhado para garantir a eficiência do sistema, a melhoria do atendimento, a otimização de recursos humanos e de equipamentos.

+VÍDEOS