Viva o Futuro

Pandemia: Artesã empreende e ajuda outras profissionais na geração de renda

O TV Jornal Meio-Dia está exibindo um quadro de relatos para mostrar que os desafios podem impulsionar sonhos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 27/07/2020 às 13:10
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A pandemia do novo coronavírus trouxe crise, mas também revelou exemplos de quem não desanimou e que servem de inspiração. O TV Jornal Meio-Dia começou a exibir, nesta segunda-feira (27), o quadro "Viva o Futuro" com relatos para mostrar que os desafios podem impulsionar sonhos.

O primeiro relato exibido foi da artesã e empreendedora Rafaela Mendes que conseguiu empreender e ajudar outras profissionais na geração de renda. Ela enxergou a oportunidade na produção de um item essencial em tempos de pandemia. O que antes era um quarto abandonado cheio de tralhas, agora está se transformando no futuro Ateliê da Rafaela. O espaço que está sendo criado ao lado da cada dela, é uma ideia já que estava nos planos, segundo ela, mas nem tinha data para acontecer, porém foi colocada em prática no meio da pandemia.

Coletivo de mulheres

Rafaela conta que já tinha uma marca própria desde 2021, e decidiu criar um coletivo de mulheres chamado: Elas que fazem. Atualmente, cindo mulheres participam. Por conta da demanda gerada na pandemia, o grupo está focado na produção de máscaras de tecido. Cada integrante trabalha em sua própria casa, participando de uma fase do processo.

A primeira etapa é receber a notificação do pedido pelo aplicativo, criado exclusivamente para receber as encomendas. Depois elas se comunicam por um grupo no WhatsApp e aí é só seguir o processo de crianção. A separação da estampa, o corte, a costura e finalmente, a embalagem do produto final. Por dia, o coletivo consegue produzir 100 unidades.

Ponto de partida

Finalizando a construção do ateliê, Rafaela espera fazer do local o ponto de partida para um futuro sem covid-19 e de muito sucesso.

Quadro 'Viva o Futuro'

O novo quadro da TV Jornal, Viva o Futuro tem como objetivo mostrar que os desafios podem impulsionar sonhos. E que, apesar de tudo, a vida segue e pode vir com novos e largos horizontes. O primeiro relato foi da empreendedora Rafaela Mendes, que mudou os rumos e criou um coletivo de mulheres em meio à pandemia.

+VÍDEOS