POLÍCIA

Polícia prende assessores de vereador em nova fase de operação no Cabo

Operação "RATEIO II" investiga suspeita de corrupção e esquema de rachadinhas na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. O vereador Flávio Ávila, o "Flávio do Fórum", foi preso na última quinta (23)

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta quarta-feira (29), a operação "RATEIO II". Nessa nova fase, que investiga suspeita de corrupção e esquema de rachadinhas na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, três assessores parlamentares do vereador Flávio Ávila, o "Flávio do Fórum" foram presos. Eles foram levados para a sede da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), no bairro de Tejipió.

Assista

Presos

Ronaldo Sebastião de Melo, que tinha salário de 8.700 reais, foi preso em casa, no bairro de Ponte dos Carvalhos. De acordo com a polícia, ele estaria atrapalhando investigações e descumprindo medidas cautelares. Já Elson Amaro do Nascimento, um dos assessores de confiança, que tinha um salário de quase 13 mil reais, foi preso em casa e a policia encontrou na residência uma grande quantidade em dinheiro, inclusive moeda estrangeira. O terceiro preso, foi o ex-chefe de gabinete de Flávio, atual assessor parlamentar, o pastor José Cosmo da Silva, que segundo investigações, realizava casamentos comunitários em troca de votos para Flavio do Fórum. Os assessores foram encaminhados ao IML, onde passaram por exame de corpo delito e em seguida foram conduzidos ao cotel.

Dinheiro

A polícia acredita que cerca de 2 milhões e duzentos mil reais tenham sido movimentados com o esquema. Os três assessores estão afastados dos cargos parlamentares por 180 dias e tiveram a prisão preventiva decretada.

Prisão de Flávio Ávila

As prisões de hoje dão continuidade a primeira fase da operação Rateio, que aconteceu na última quinta-feira (23), quando o vereador Flavio do Fórum foi preso e afastado do cargo na Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho.

Na primeira fase, além da prisão dele, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão domiciliar, mandados de medidas cautelares, 8 afastamentos de cargos comissionados, sequestro de veículos e bloqueio de bens. Na casa do vereador foram apreendidos documentos e dinheiro.

+VÍDEOS