Investigação

TRF nega pedido de Habeas Corpus do secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia

Investigação dos 500 respiradores continua na Polícia Federal

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/07/2020 às 12:46
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5º Região decidiram, por unanimidade, negar o pedido de Habeas Corpus do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. Se eles tivessem aceito, a investigação sairia da Polícia Federal e iria ter continuidade pela Polícia Civil de Pernambuco.

Relembre o caso

A compra dos 500 respiradores foi feita com dispensa de licitação a uma empresa com experiência apenas na área veterinária. Segundo as investigações, houve irregularidades mas depois da denúncia do Ministério Público de Contas, o dinheiro foi devolvido. Um total que passa de R$ 1 milhão. Esses respiradores foram comprados para os hospitais de campanha, com dinheiro do SUS, segundo o Ministério Público Federal. Mas a prefeitura alega que foi com recursos do município e por isso quer a investigação em âmbito estadual.

De toda forma, continua em esfera federal. O MPF também propôs uma ação pública para que a prefeitura e a empresa contratada paguem R$ 1,5 milhão em multa por danos ao erário. Mas, a juíza da 5º vara da Justiça Federal negou esse pedido.

+VÍDEOS