
Boletim da SES-PE trouxe novos números da doença no estado
Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. - Foto: Hélia Scheppa/SEI/Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (30.07), 1.837 novos casos de coronavírus em Pernambuco. Segundo a pasta, o aumento no número de casos no informe desta quinta ainda é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios. Entre os confirmados hoje, apenas 144 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.693 casos (92%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 93.373 casos já confirmados, sendo 23.393 graves e 69.980 leves.
Também foram confirmados 42 óbitos, ocorridos desde o dia 1º de maio. Deste total, 26 (62%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 7 mortes registradas no dia de ontem (quarta-feira, 29/07), 10 mortes em 28/07 e 9 em 27/07. Os outros 16 óbitos (38%) ocorrem entre os dias 1º/05 e 26/07. Com isso, o Estado totaliza 6.526 mortes pela Covid-19.
Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
No ano passado, a Polícia Civil concluiu menos de 1% das investigações de furto de veículos no Estado
O motorista pulou do veículo, assim que percebeu que não ia conseguir frear
O motorista do ônibus não conseguiu frear em tempo e passou por cima do homem, que havia perdido o controle da motocicleta e caído na pista