
Decreto que proíbe as aulas presenciais no Estado expira neste último dia de julho
Caso as aulas voltam, segundo o Sindicato das Escolas Particulares, todos os protocolos de segurança e higiene serão seguidos - Foto: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Nesta sexta-feira (31), termina a validade do decreto do Governo de Pernambuco que proíbe as aulas presenciais no Estado. As escolas estão de portas fechadas desde 18 de março e, segundo o Sindicato das Escolas Particulares, a retomada das atividades, depois de aprovada pelo governo estadual, vai seguir todos os protocolos de segurança e higiene.
De acordo com o governo do Estado, a anúncio para informar se o decreto vai ser prorrogado ou não, ou quando será retomada as aulas será anunciado na tarde desta sexta-feira.
O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, José Ricardo Diniz, aposta na data de 17 de agosto para o início das atividades presenciais nas escolas. "Nossa expectativa é que a volta seja autorizada na segunda quinzena de agosto. Como o retorno será por etapas, acredito que a totalidade das séries da educação básica estará com as aulas presenciais liberadas na metade de setembro", comenta José Ricardo. Ele confirma que as unidades particulares estão prontas para a reabertura. A sugestão dada ao governo estadual é que sejam autorizadas primeiro as turmas de educação infantil e ensino médio, justamente as pontas da educação básica.
O protocolo do Governo de Pernambuco para o setor de Educação contempla regras como o uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras. Também a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais.
Confira abaixo as determinações do Governo de Pernambuco para o setor da Educação:
A expectativa é grande em relação às datas para reabertura dos estabelecimentos de ensino. A elaboração do protocolo foi coordenada pelo secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amancio. Antes de concluir o documento, ele ouviu diversos representantes da educação pública e particular, como sindicatos de donos de escolas privadas, secretários municipais de Educação, sindicato de faculdades particulares, reitores das universidades públicas, estudantes e sindicato docente.
Segundo pesquisa, 6 a cada 10 consumidores de Pernambuco pretendem comemorar o Dia dos Pais, seja em um restaurante ou comprando um presente
As amigas Ulla e Renata investiram na abertura de um brechó, no Recife
Requerimento foi elaborado pela vereadora Michelle Collins. Elba Ramalho e Maestro Spock foram alguns dos artistas que se manifestaram contrários