CARNAVAL 2021

Mais de 100 artistas se posicionam contra pedido de cancelamento do Carnaval 2021 no Recife

Requerimento foi elaborado pela vereadora Michelle Collins. Elba Ramalho e Maestro Spock foram alguns dos artistas que se manifestaram contrários

Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

A realização do Carnaval do Recife no ano de 2021 se tornou o centro de uma polêmica, depois do pedido de cancelamento da festa feito por Michele Collins, vereadora da capital pernambucana, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

>>>Vereadora propõe que carnaval de 2021 do Recife seja cancelado por conta da pandemia

É que artistas estão se posicionando contra a medida. Após a vereadora ter apresentado um requerimento à prefeitura, pedindo para que a festa fosse cancelada por causa do possível de contágio devido à grande aglomeração, mais de 100 artistas se posicionaram contra o pedido da parlamentar. Entre eles estão Maestro Spok, Almir Rouche e Elba Ramalho.

Assista

Nota dos artistas

Em nota, eles dizem que o requerimento é muito precoce e fora de propósito,que não foi apresentada nenhuma alternativa como shows em lives e adiamento da festa e que é preciso pensar em toda geração de renda promovida direta e indiretamente pela festa. Os artistas enviaram um pedido à Câmara de Vereadores para que a discussão tenha a participação de todos que fazem parte da festa e também que a questão só seja analisada em outubro, quando se terá uma visão mais atualizada da pandemia e dos avanços da ciência com relação à vacina.

São Paulo

Em São Paulo, o carnaval foi adiado e ainda não há data marcada, mas há uma expectativa para que a festa aconteça em junho. Outras cidades como Salvador e Rio de Janeiro estão analisando a possibilidad do adiamento.

Requerimento

A vereadora Michele Collins (PP) entrou com o pedido na prefeitura do Recife, por meio de requerimento, para que o Carnaval do Recife também seja cancelado por conta da covid-19, na última sexta-feira (24).

“É uma matéria muito importante. Não podemos aglomerar em um momento em que a saúde está em risco. Não podemos pagar para ver. Pernambuco já passa dos 80 mil casos confirmados”, disse.

Auxílio para os artistas

O Carnaval é a maior festa do calendário recifense. Os dias de comemoração do feriado movem com a economia da cidade inteira - de vendedores ambulantes e artistas até o turismo. Ou seja, cancelar o Carnaval, também é preciso pensar nas pessoas que dependem dos festejos para obter seus sustentos.

De acordo com a vereadora, uma solução nesse caso seria a promoção de um auxílio para estes profissionais. “Estamos entrando também com um pedido de auxílio às pessoas que trabalham no carnaval como artistas, empreendedores, do ramo da alimentação e turismo para ajudá-los nesta situação”, esclareceu.

+VÍDEOS