Boa Viagem

Projeto de requalificação dos quiosques de Boa Viagem é contestado por arquitetos

Segundo o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, existem inúmeras denúncias de irregularidades na concepção da requalificação dos quiosques da orla

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/08/2020 às 11:05
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco apontou irregularidades na concepção do projeto dos quiosques da orla de Boa Viagem, cartão postal da Zona Sul do Recife. De acordo com o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Rafael Amaral, existem inúmeras denúncias de irregularidades na concepção da requalificação da orla. O projeto de requalificação dos quiosques foi divulgado pela Prefeitura do Recife.

O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco esclareceu ainda que não há necessidade de aprovação do conselho para este projeto, mas que o órgão apenas fiscaliza. Rafael defende também que seja realizado um concurso público para escolher e definir o projeto a ser implantado na orla de Boa Viagem.

Quiosqueiros esperam requalificação

De acordo com o representante da Associação dos Quiosqueiros da orla de Boa Viagem, Francisco Silva, já existe um esboço de um novo projeto em andamento em parceria com a Prefeitura do Recife.

Raphael Barsotti que é quiosqueiro há 11 anos está dormindo no estabelecimento para evitar roubos e ainda mais prejuízos. Ele é quiosqueiro, desde que a última reforma foi realizada e está contando os minutos para o projeto de requalificação ser definido e sair do papel.

Imagens ilustrativas

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que as imagens divulgadas dos quiosques da orla de Boa Viagem são apenas ilustrativas. Segundo a gestão municipal, a única aprovação feita até agora foi da viabilidade econômica, em que a Prefeitura não terá custos. "O projeto arquitetônico dos 60 quiosques ainda será apresentado e a Prefeitura exigirá o cumprimento das características arquitetônicas, históricas e culturais da orla de Boa Viagem", finalizou a nota.

+VÍDEOS