DIA DOS PAIS

Dia dos Pais gera expectativa nos restaurantes do Grande Recife

O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa após a retomada do atendimento presencial nos bares e restaurantes

Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

O Dia dos Pais está chegando neste domingo (09) e a data é esperada com ansiedade pelo setor dos bares e restaurantes. Esta será a primeira data comemorativa após a retomada do atendimento presencial nos estabelecimentos, uma oportunidade e tanto para reaquecer o movimento prejudicado pela pandemia.

Em uma churrascaria no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, todas as exigências de segurança estão sendo reforçadas para evitar aglomeração. Já que o Dia dos Pais costuma ser celebrado com famílias reunidas, cada mesa só poderá receber até dez pessoas.

>>>Coronavírus: 42 bares, restaurantes e outros estabelecimentos são notificados por irregularidades, afirma Prefeitura do Recife

>>>Bares, restaurantes e academias de ginásticas reabrem em algumas regiões de Pernambuco

Assista na reportagem

Agora, além do álcool em gel, os clientes vão receber luvas para utilizarem enquanto montam os pratos. Outra novidade é que todos também vão conseguir pegar a própria carne, para desta forma reduzir o contato com os garçons.

Já em um outro restaurante no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, a quantidade de mesas passou de 120 para 52 . Mesmo seguindo todo o protocolo de higiene, a administração não espera alcançar nem 50% dos atendimentos realizados no Dia dos Pais do ano passado.

Apesar da grande expectativa do setor, pelas ruas do recife não é difícil encontrar quem decidiu deixar o almoço fora de casa com o papai para outra ocasião.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS