
Ação tem como objetivo alertar a população para os cuidados com a prevenção do coronavírus durante a retomada das atividades
Ação tem como objetivo alertar a população para os cuidados com a prevenção do coronavírus - Foto: Cortesia
Cinco terminais integrados de passageiros do Grande Recife receberam, na manhã desta segunda-feira (10), uma ação de conscientização e combate ao novo coronavírus. A atividade acontece nas bilheterias dos terminais de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas, PE-15 e Rio Doce. A iniciativa, que vai durar duas semanas, é para alertar a população para os cuidados com a prevenção ao novo coronavírus durante a retomada das atividades econômicas que aumenta o número de pessoas circulando nas ruas.
A iniciativa também incluiu medição de temperatura dos passageiros e distribuição de álcool em gel. Na ocasião, quem apresentar temperatura acima de 37º é orientado a procurar a unidade de saúde mais próxima. A importância do uso correto da máscara e da lavagem das mãos com água e sabão nas pias instaladas nos terminais também é reforçada durante a ação nos terminais.
Pernambuco registrou, nesta segunda-feira (10), 247 novos casos do novo coronavírus. Entre os confirmados, 40 (16%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 207 (84%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, o Estado totaliza 105.381 casos já confirmados, sendo 24.247 graves e 81.134 leves. As informações foram repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Também foram confirmados 29 óbitos, ocorridos desde o dia 26 de junho. Do total de mortes do boletim de hoje, 13 (45%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 4 mortes registradas nesse domingo (09), 6 mortes em 08/08 e 3 em 07/08. Os outros 17 óbitos (55%) ocorrem entre os dias 26/06 e 06/08. Com isso, o Estado totaliza 6.970 mortes pela Covid-19.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Setor reabriu nesta segunda-feira (10), após quatro meses fechados
As informações foram repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
Uma proposta prevê alterações nos direitos do trabalhador em relação ao transporte para o trabalho, durante a pandemia de covid-19 (novo coronavírus)