CORONAVÍRUS

Covid-19: ônibus do Grande Recife são higienizados com ozônio

O gerador de ozônio é um composto químico que elimina micro-organismos

Covid-19: ônibus do Grande Recife são higienizados com ozônio

O tamanho do equipamento é parecido com o de uma caixa de sapatos. - Foto: Jailton Júnior/Jc Imagem

O gerador de ozônio é um composto químico de alto poder oxidante, que elimina micro-organismos. O composto está sendo utilizado por empresas de ônibus, na limpeza dos coletivos, como forma de prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

>> Pernambuco soma mais de 121 mil casos e 7.460 mortes pelo coronavírus

A aplicação do ozônio está sendo feita na garagem das três empresas que compõem o consórcio que atende a área Norte da Região Metropolitana do Recife, e também em quatro terminais integrados de passageiros: o de Abreu e Lima, o de Rio Doce, o da PE-15 e o Pelópidas Silveira.

Os ônibus vão ganhar um adesivo, na frente, para sinalizar que estão mais seguros. Ao todo, 20 aparelhos foram comprados e serão usados, nos 447 ônibus da frota.

O diretor de operações do Conorte, Almir Buonora, falou sobre como o aparelho funciona. “É uma máquina que produz o ozônio, que é um gás que destrói bactérias e fungos. E, uma vez aplicado nos ônibus, durante 15 minutos, o efeito dele permanece, por 24 horas. Ele será aplicado nos quatro terminais de Rio Doce, Pelópidas Silveira, PE-15, TI de Abreu e Lima, além da garagem das três empresas que são integrantes do nosso consórcio”, explicou.

Máscaras

A iniciativa pode acabar sendo em vão, caso a população não faça sua parte. No terminal, a maioria das pessoas estava usando máscara, nesta quinta-feira (27), mas não é difícil achar pessoas que insistem em colocar as vidas delas e das outras pessoas em risco, sem utilizar o utensílio obrigatório.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.