REABERTURA

Fernando de Noronha reabre em setembro para turistas que já tiveram coronavírus;

O anúncio da retomada foi feito pelo administrador da Ilha 

Fernando de Noronha reabre em setembro para turistas que já tiveram coronavírus;

O anúncio da retomada foi feito pelo administrador da Ilha  - Foto: Acervo/ JC Imagem

Em entrevista coletiva de imprensa nessa quinta-feira (27), o administrador da Ilha de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, anunciou o retorno do turismo na ilha a partir da próxima terça-feira (1º). Nesse primeiro momento, apenas turistas que já contraíram e se curaram do novo coronavírus poderão visitar o arquipélago.

"Estamos dando inicio as flexibilizacoes da reabertura do turismo de Fernando de Noronha, sempre com responsabilidade, cautela e sem pressa. Seguindo com protocolos que mantenham com seguranca a saude da comunidade noronhense e dos pernambucanos que vivem la", falou o administrador.

Ver essa foto no Instagram

Estamos dando inicio as flexibilizacoes da reabertura do turismo de Fernando de Noronha, sempre com responsabilidade, cautela e sem pressa. Seguindo com protocolos que mantenham com seguranca a saude da comunidade noronhense e dos pernambucanos que vivem la. A pressa e inimiga da vida. A gente preza pela vida das pessoas da comunidade noronhense que estao lutando, se sacrificando, sobrevivendo e respeitando todas as regras desde o inicio da pandemia. E assim nos vamos continuar. Nao podemos fazer tudo ao mesmo tempo, mas podemos gradativamente ir flexibilizando, respeitando os protocolos e retomando a rotina, mas dessa vez com o novo normal. As proximas etapas serao estudadas para que a gente possa dar mais noticias boas para a populacao da ilha e ao turismo noronhense. Tambem anunciamos que a Refeno, regata tradicional de Recife-Noronha, esta autorizada a ocorrer no segundo semestre, em outubro deste ano, desde que sejam seguidos os protocolos de prevencao a Covid pelos seus participantes. Um protocolo que foi construido e que sera divulgado em breve, para que seja respeitado pelos participantes de regata e que assim tenhamos uma competicao seguranca, com prevencao ao virus tanto para os velejadores quanto aos moradores de Fernando de Noronha.

Uma publicação compartilhada por Guilherme Rocha (@guilhermerocha.noronha) em

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.