Vacinação

Campanha contra o sarampo é prorrogada no Recife; veja pontos de vacinação

Adultos de 20 a 49 anos devem se vacinar mesmo que já tenham recebido a dose tríplice viral

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 31/08/2020 às 14:00
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro em todo o país. O fim estava programado para está segunda-feira (31), mas foi adiado para outubro por orientação do Ministério da Saúde. Devem receber a tríplice viral todos as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina anteriormente.

Na ocasião, ainda podem se vacinar as crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar.

Lista

Mais de 130 postos vai disponibilizar a a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, além de outras unidades de saúde abastecidas pelo Programa de Imunização do Recife. As unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As listas das unidades de saúde com sala de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

+VÍDEOS