RETOMADA

Comércio na praia é liberado com restrições nesta segunda (31)

1.065 trabalhadores voltaram às atividades na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife

JAILTON JR / JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR / JC IMAGEM

Esta segunda-feira (31) foi dia de tirar a poeira das cadeiras e voltar a colocá-las na areia, pois o comércio na faixa de areia voltou a ser liberado.

Barraqueiros como Elaine Lira, que trabalha há 25 anos como no ramo, não esconderam a felicidade de retornar às atividades.

>> Barraqueiros fazem novo protesto por volta de trabalho na praia de Boa Viagem

O retorno está acontecendo de forma diferente, cheio de cuidados. Seja no distanciamento das cadeiras ou na disponibilização do álcool em gel. As regras devem ser seguidas, pelos 1.065 trabalhadores da faixa de areia cadastrados pela prefeitura.

>> Barraqueiros são liberados para trabalhar na faixa de areia da praia a partir de 31 de agosto

A partir de hoje, até a próxima segunda-feira (7), a Prefeitura do Recife vai promover uma grande operação, envolvendo mais de 100 profissionais, de diversos órgãos e secretarias. A ideia é fiscalizar os barraqueiros e orientar a população.

Respeito às regras

Segundo a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça, todas as regras deverão ser respeitadas, ou o barraqueiro pode até perder a licença.

>> "Meus netos me perguntam se tem almoço, vou na cozinha e choro", desabafa comerciante em protesto

Os frequentadores da orla também terão que fazer a parte deles e isso inclui o uso da máscara. Por isso, serão distribuídas mais de mil máscaras, ao longo da orla.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

+VÍDEOS