EDUCAÇÃO

Educação Básica: aulas presenciais seguem suspensas até 15 de setembro

Já são mais de 5 meses sem aulas nas escolas públicas e particulares de Pernambuco

Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Para as escolas das redes pública e particular, o retorno das aulas presenciais foi mais uma vez adiado pelo Governo de Pernambuco. As aulas da educação básica continuam suspensas até o dia 15 de setembro.

>>>Veja protocolo para retomada de aulas presenciais do ensino superior

Já são mais de 5 meses sem aulas nas escolas e, pelo visto, o cenário vai permanecer desta forma e sem previsão de mudar. A expectativa era de que as unidades do ensino fundamental ao médio voltassem a funcionar agora no dia 8, mas o governo do estado autorizou apenas as instituições de ensino superior.

Mais clareza

De acordo com Arnaldo Mendonça, diretor pedagógico de um colégio particular localizado em Olinda, no Grande Recife, a escola procurou todos os protocolos e se diz pronta para reabrir desde o dia 21 de julho. Arnaldo questionou a falta de clareza nos critérios adotados para a liberação de algumas instituições de ensino em detrimento de outras.

O Governo de Pernambuco anunciou, nessa segunda-feira (31), que a retomada das aulas presenciais do ensino superior está marcada para o dia 8 de setembro.

Para que isso aconteça, será necessário respeitar um protocolo de segurança, que também foi divulgado pelo Estado.

>> Governo de Pernambuco anuncia datas para retomada das aulas presenciais no ensino superior

Protocolo

  • Reduzir a ocupação das salas de aula
  • Adotar revezamento de turmas, se necessário

Distanciamento social

  • Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
  • Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
  • Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
  • Disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;
  • Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos; desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação

  • Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
  • Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

De acordo com o Governo de Pernambuco, até o final de semana, será publicada uma nova versão do protocolo setorial*

Volta às aulas

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa, que a retomada das aulas presenciais do ensino superior está marcada para o dia 08 de setembro. Já a educação básica fica suspensa até o dia 15 de setembro.

Na primeira etapa, as instituições de ensino superior só poderão receber até 25% da sua capacidade, dando prioridade para quem vai concluir o curso.

Já no dia 14 de setembro, as faculdades e universidades poderão retomar as atividades com até 50% da capacidade de estudantes. O retorno às aulas presenciais deste segmento de ensino segue nos dias 21 e 28 de setembro, estando as instituições de ensino autorizadas a retomar as atividades com 75% e 100% de sua capacidade, respectivamente.

+VÍDEOS