VIVA O FUTURO

Em meio à pandemia, Centro em Olinda reúne vários empreendimentos em busca de ideais e projetos para criação de emprego e renda

A iniciativa surgiu de um grupo de empreendedores, criadores e estudiosos da economia criativa 

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/09/2020 às 14:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A pandemia do novo coronavírus trouxe crise, mas também revelou exemplos de quem não desanimou e que servem de inspiração. O TV Jornal Meio-Dia passou a exibir o quadro "Viva o Futuro" com relatos para mostrar que os desafios podem impulsionar sonhos. Nesta terça-feira (8), o programa conta a história que um centro gerador de empresas e negócios, localizado em Olinda, é a mais nova iniciativa de um grupo de empreendedores, criadores e estudiosos da economia criativa que pretende reunir em um só lugar vários empreendimentos em busca de novas ideias e projetos para criação de emprego e renda.

Na ocasião, uma das primeiras empresas a se instalar no local foi a Hactus, do ramo do artesanato digital. O sócio Henri Coelho, que é engenheiro mecatrônico, viu as aulas sobre robótica que dava antes da pandemia sumirem do mapa. Precisando de renda, ele e a esposa decidiram se reinventar e colocaram em prática um sonho que estava adormecido.

Expansão

O que começou com a produção de máscaras faciais, já se expandiu para artigos feitos sob encomenda para pessoas de quatro estados do país.

Occa

O trabalho da Hactus foi facilitado pela Olinda Creative Community Action (Occa), que surgiu há cinco meses com a proposta de criar um centro de pesquisa e tecnologia na cidade de Olinda. Atualmente, mais de 50 colaboradores participam do projeto. O empresário e consultor de tecnologia, Kleber Dantas, é um dos fundadores do espaço.

Objetivos

Ainda no início das atividades, a Occa tem como objetivos estimular a criatividade dos interessados, criar oportunidades para os jovens e principalmente a interação dessas pessoas com o Sítio Histórico de Olinda.

Quadro 'Viva o Futuro'

O novo quadro da TV Jornal, Viva o Futuro tem como objetivo mostrar que os desafios podem impulsionar sonhos. E que, apesar de tudo, a vida segue e pode vir com novos e largos horizontes. O primeiro relato foi da empreendedora Rafaela Mendes, que mudou os rumos e criou um coletivo de mulheres em meio à pandemia.

+VÍDEOS