SOLIDARIEDADE

Influenciador digital de Brasília Teimosa ajuda a mudar vidas dos moradores

Iggor Pedersoly enxergou que a comunidade precisava de um espaço para se expressar

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/09/2020 às 12:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um celular, uma conta no instagram, 11 mil seguidores e a vontade de dar voz e vez à comunidade onde mora. Essas são as armas do influenciador digital de Brasília Teimosa, Iggor Pedersoly. Nascido e criado na Zona Sul do Recife, Igor que também é pedagogo enxergou que a comunidade precisava de um espaço para se expressar.

"A ideia é essa. É justamente trazer confiança para a comunidade, mostrar para a comunidade o que tem dentro dela. O que estava faltando era fortalecer o que tem dentro dela, como os espaços e as pessoas", disse Iggor.

Assista na reportagem

Em busca de personagens através de pesquisas e de conhecidos, o influenciador conheceu Cachinho, uma educadora física e estudante de fisioterapia, Frankcilenia Maria, que representa a história de luta dos moradores de Brasília Teimosa. Aos 44 anos, Cachinho, fez do conhecimento um instrumento de transformação pessoal e profissional. Incentivada pelos parentes, ela começou a cursar educação física em 2003, enquanto catava materiais recicláveis e vendia lanches para pagar os estudos e ajudar em casa.

Ver essa foto no Instagram

DIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Frankcilenia Maria, conhecia como “Cachinho” tem motivos de sobra para comemorar o dia de hoje. A jovem negra da periferia, ia muitas vezes a faculdade a pé, que ficava no Bairro da Imbiribeira, para economizar e fazer cópias do material de estudo. . Formada pela Universidade Salgado de Oliveira, Cachinho conta que pagava a faculdade com materiais recicláveis que sua mãe juntava, já que era cozinheira na Creche do Bairro, porém ela adoeceu e teve que buscar outra forma de arrecadar fundos para pagar as mensalidade e daí surgiu a venda de lanches na faculdade e de picolé na comunidade. . “Nem podia vender dentro da faculdade mas com ajuda de colegas de sala sempre conseguir.” Diz a educadora que lamenta a perda da mãe antes de conseguir mostrar todos os resultados de seu esforço nos estudos para ela. . Cachinho é moradora de Brasília teimosa desde que nasceu e tem um perfil carismático que conquistou toda a comunidade que procura seu serviço para se manter em forma. . “Hoje estou concluindo o curso de fisioterapia, Trabalho na @hidrovidarecife, sou Personal , massoterapeuta, trabalho com massagem relaxante, drenagem, ventosa, dry needling e avalição funcional. Também sou Especialista em reabilitação cardíaca e grupos especias.” Conta @cachinho_maria. . Ao contar um pouco sobre sua história, Cachinho emocionou-se ao lembrar de sua mãe e disse que mesmo com o currículo grande, pensa em estudar cada vez mais para melhorar seu desempenho e conduta e sonha em ter um espaço seu para atender a comunidade nos serviços que ela estudou. . #tioiggornews agradece a @cachinho_maria pela oportunidade de contar sua vida profissional na página e deseja todo sucesso a essa conterrânea exemplo de luta e humildade dentro de Brasília Teimosa. Parabéns Cachinho pelo seu dia. . . . Imagem reprodução rede social . . . #profissinaldeeducaçãofísica #resistência #favelavive #brasiliateimosa #bairrodopina #vozdacomunidade #periferia #tribodaperiferia

Uma publicação compartilhada por Iggor Pedersoly | Comunicador. (@tioiggor) em

Falta de recursos

Devido à falta de recursos para pegar um transporte, Cachinho precisava andar 6 km para chegar na faculdade. Entre idas e vindas por conta dos problemas de saúde da mãe, a educadora física só conseguiu se formar em 2011. Atualmente trabalhando como personal trainer, massoterapeuta e dando aula de hidroginástica, ela se emocionou ao falar do encontro com Igor e de como foi relembrar todo o passado.

Espaço

Terminando a segunda graduação, agora em Fisioterapia, Cachinho espera ter um espaço dentro da Brasília Teimosa para atender os vizinhos de forma gratuita.

+VÍDEOS