Eleições 2020

Eleições 2020: prazo para realização das convenções partidárias termina hoje

O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizados, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2020 às 14:30
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2020. Na disputa deste ano, a expectativa da Justiça Eleitoral é que 500 mil registros de candidaturas sejam confirmados em todo território nacional. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizados, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.

Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos têm a opção de realizar as convenções virtualmente. Considerada uma das etapas principais do processo eleitoral, além de escolher os candidatos que disputarão o pleito, nessa reunião, os partidos também decidem se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas, e sorteiam os números com os quais os candidatos irão concorrer.

Registro

A partir desta quinta-feira (17) até o dia 26, os partidos devem fazer o registro dessas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral.

Propaganda eleitoral

Em 27 de setembro, começa a propaganda eleitoral, na internet. Em 9 de outubro tem início o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.

+VÍDEOS