Investigação

Pernambuco recebe 'robô' para investigar crimes sexuais

O equipamento com tecnologia norte americana vai ser utilizado pela Polícia Civil de Pernambuco

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2020 às 14:00
Alex Oliveira/TV Jornal
FOTO: Alex Oliveira/TV Jornal

Um robô com capacidade para analisar simultaneamente 84 amostras genéticas é o novo aliado da Polícia Civil de Pernambuco. O equipamento com tecnologia norte americana vai ser utilizado nas investigações de crimes sexuais. O robô foi doado pelo Ministério da Justiça na semana passada e já está em um dos laboratórios do Instituto de Genética Florense Eduardo Campos, no bairro de Prazeres, em Jaboatão.

O equipamento custou em torno de R$ 1 milhão e tem capacidade de analisar 84 amostras ao mesmo tempo, mais do que o dobro da capacidade dos robôs que já são usados pelos peritos criminais.

Análise

Por mês, o instituto analisa cerca de 400 casos. O robô vai atuar apenas nas análises que chegarem a partir de agora. Ele não define resultado conclusivo porém entrega os peritos um relatório mais claro para apontar quem cometeu ou não algum crime.

Resposta ágil e consistente

Segundo a chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Sandro Santos, o equipamento vai conseguir otimizar o processo de investigação para dar a sociedade uma resposta mais ágil e consistente.

+VÍDEOS