Retomada

Após anúncio de retomada das aulas presenciais, escolas já estão prontas para receber estudantes

Vale lembrar que o retorno é opcional, segundo o secretário de Educação de Pernambuco

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/09/2020 às 13:00
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Depois do Governo de Pernambuco ter anunciado nessa segunda-feira (21), a data de retomada do setor de educação, as escolas já estão prontas para o retorno dos alunos do ensino médio que devem voltar às aulas presenciais a partir do próximo mês.

De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, o retorno é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem as aulas presenciais que, obviamente, foi modificado com mais espaço entre as cadeiras e novas regras de convivência. Vale lembrar que as aulas on-line que já estão sendo realizadas, vão continuar para quem quiser.

Cronograma

As datas de retorno das aulas presenciais, começa com os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio, a partir do dia 06 de outubro, do 2º ano para o dia 12 de outubro e 1º ano no dia 20 de outubro.

Receio

Do lado dos estudantes, existe expectativa, mas também receio, como conta a aluna Ellen Nayara de 16 anos que estuda em uma escola estadual de Cabrobó, no Sertão.

Assembleia virtual

A diretora de Assuntos Educacionais do Sintepe, Sephora Freitas, explica que a categoria se colocou contra esse retorno e que quinta-feira (24) será realizada uma assembleia virtual.

Aulas para educação infantil e ensino fundamental continuam suspensas

As aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental continuam suspensas. Mas, para o Diretor do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado, Arnaldo Mendonça, já é um avanço que na opinião dele já deveria ter acontecido antes.

Protocolo contra o coronavírus

  • Reduzir a ocupação das salas de aula;
  • adotar revezamento de turmas, se necessário.

Distanciamento social

  • Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
  • Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
  • Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
    disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;
  • Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;
  • Desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação

  • Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
  • Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

+VÍDEOS