PROTESTO

Com cruzes e faixas, professores protestam contra a reabertura de escolas

O pátio da Basílica do Carmo, na área central do Recife, amanheceu tomado por cruzes de madeira

Com cruzes e faixas, professores protestam contra a reabertura de escolas

Professores realizaram ato contra reabertura de escolas, no Estado - Foto: SIMPERE/DIvulgação

O pátio da Basílica do Carmo, na área central do Recife, amanheceu tomado por cruzes de madeira, nesta sexta-feira (25), em um ato simbólico contra o decreto do governador Paulo Câmara, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas para alunos do ensino médio, no dia 6 de outubro.

 

>> Estudantes, pais e profissionais da Educação estão ansiosos e preocupados com o retorno das aulas presenciais

>> Professores da rede de ensino de Igarassu denunciam que desde maio não recebem salários

>> Professores da UFPE elaboram carta de alerta para volta às aulas presencial das escolas em Pernambuco

>> Plano de Convivência: Pernambuco revela previsão para retorno de todas as atividades

 

O ato, realizado pelo Sindicato dos Professores do Recife, tem como objetivo chamar atenção para o risco de aumento no número de casos do novo coronavírus no Estado, após a reabertura das escolas.

Greve

Os professores da Rede Municipal temem que os protocolos de segurança anunciados não sejam cumpridos adequadamente. Já os professores da Rede Estadual de ensino decidiram, em assembleia virtual, entrar em estado de greve, em protesto contra o retorno das aulas presenciais em Pernambuco.

A categoria é favorável à manutenção das aulas remotas, porque acredita que ainda há risco de contaminação pelo novo coronavírus apesar de os números da covid-19 estarem em redução, no Estado.

Nota da Secretaria de Educação do Recife

A Secretaria de Educação do Recife informa que são improcedentes as denúncias acerca da infraestrutura do parque escolar, como alega o Simpere, e lembra que não há sequer data para o retorno das aulas presenciais do ensino infantil e fundamental, que são de responsabilidades do município.

O fornecimento de material de limpeza é permanente nas escolas da rede municipal de ensino, assim como o abastecimento de água. As unidades escolares seguem o padrão Escola do Futuro, que investe em inovação, qualidade pedagógica, construção e requalificação de novas escolas e creches.

A Secretaria de Educação do Recife reforça que a rede municipal está pronta tanto em relação à infraestrutura como ao planejamento pedagógico. Quando houver data definida para o retorno, todo o protocolo de segurança anunciado pelo Governo do Estado Pernambuco será cumprido, assim como medidas adicionais de segurança serão adotadas observando as especificidades da rede do Recife para garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.